https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXhfU4a4oKcTu6pgW31v4DIxUkEnkwWqDh8OWINoh_QGxwV_1aT8-QQKTpyitQiefJ7hKpim8miOBaZGY6-FJ1xFgBNFWTRxzu_6QAhFB-lwkJTBRfe_LI_BUmDVE1rWa7v1LnmDSUZEtp-zrU0XTiOtc3PfJ4HTEEqVi2zEtrntHQgSIeDGar5mvo-pAi/s72-c/DSC_9811%20(1).JPG

Projeto de lei de Célio permitirá melhor preparo para candidatos eleitos para o Legislativo





O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) apresentou um projeto de lei para que os Tribunais Regionais Eleitorais ofertem cursos de princípios de Ciência Política e de Administração Pública aos candidatos eleitos para cargos no Poder Legislativo. Para isso, inclui dispositivo no capítulo do Código Eleitoral que trata da diplomação dos eleitos. 


A iniciativa é mais uma forma de qualificação para os representantes políticos visando um melhor exercício do mandato parlamentar.  Os temas ofertados seriam relacionados à organização da República Federativa, orçamento, contabilidade pública, processo legislativo e competências dos entes federados e dos Três Poderes.


O objetivo do projeto é garantir que os representantes eleitos possam estar mais capacitados a compreenderem melhor os mecanismos institucionais e a organização do sistema político. Com isso, poderão aprimorar a tomada de decisões e conduzir o processo legislativo de forma mais consciente. 


“Os princípios sugeridos proporcionariam aos políticos eleitos uma compreensão mais profunda dos fundamentos legais que regem a sociedade e uma maior clareza sobre os limites de suas ações, evitando possíveis violações legais. Isso contribuiria, inclusive, para a promoção de um ambiente político mais ético e transparente”, diz trecho da proposta, que aguarda despacho da Presidência da Câmara para as comissões da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário