O candidato Célio 43 assinou nesta quinta-feira (29) carta de compromisso apresentada pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA). Com isso, assegura dialogar com a sociedade civil em sua eventual gestão visando promover políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia, além de adotar ações de promoção da segurança alimentar e nutricional da população.
Intitulado “Agroecologia nas eleições”, o documento foi elaborado por organizações, coletivos e movimentos sociais, tendo como referência levantamento realizado pela ANA em todos os estados. O mapeamento identificou 700 iniciativas de políticas e programas municipais que contribuem para o desenvolvimento da agroecologia e apoiam a agricultura familiar.
A organização social defende que os governos, em todos os níveis, tomem medidas urgentes para incentivar a produção e a comercialização de alimentos sem agrotóxicos e livres de transgênicos, além de promover o direito humano à alimentação adequada e saudável. Em sua atuação política, Célio vem lutando, por exemplo, contra a expansão do uso indiscriminado de agrotóxicos em defesa da saúde da população.
A ANA também proclama que governos municipais devem apoiar efetivamente a produção diversificada de alimentos no seu território, em áreas rurais e urbanas, reduzindo a necessidade de trazer comida de fora para abastecer a população, democratizando o acesso a alimentos saudáveis e gerando oportunidades de trabalho e renda para a agricultura familiar.
O documento endossado por Célio 43 aponta uma série de ações em tópicos como a necessidade de oferta de infraestrutura nas áreas rurais, gestão de resíduos sólidos e assistência técnica e extensão rural, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário